domingo, 8 de julho de 2007

| arte | As novas Sete Maravilhas do Mundo

Ontem, 07.07.2007, foram anunciadas as novas Sete Maravilhas do Mundo, ou as Sete Maravilhas do mundo moderno.

São elas: O Cristo Redentor, no Brasil; a Grande Muralha da China; o monumento de Petra, na Jordânia; a cidade inca de Machu Picchu, no Peru; a pirâmide de Chichén Itzá, no México; o Coliseu de Roma, na Itália; e o Taj Mahal, na Índia.

De antemão, gosto da idéia de, de tempos em tempos, escolher monumentos que marquem de forma positiva a passagem dos humanos na Terra. Claro, isso ajuda a inflar o ego, a confirmar nossa auto-intitulada alcunha de Raça Dominante do planeta, mas não chega a ser uma coisa desagradável, vergonhosa. É legal valorizar os próprios feitos.

Deixo também claro que concordo que essas sete obras sejam consideradas maravilhas, pois realmente são exemplos de boa técnica construtiva e artística, além de estarem situados em entornos naturais privilegiados que os valorizam, e muito.

No entanto, não gostei da forma com que elas foram escolhidas.

A escolha por votação é, a meu ver, algo muito ufanista. Você se identifica com a obra, por razões diversas, e vota nela por essa identificação. Isso é muito ruim, é bairrista. Veja o caso do Cristo: até maio passado nem estava entre os sete, e só começou a ser um candidato forte porquê a mídia Brasileira inventou que seria um ato patriótico votar no Cristo e massificou a idéia. A resposta foi imediata, assim como aconteceu com a Muralha da China, que deu uma reviravolta no último mês. Se mais de um monumento fosse brasileiro, digo com toda a convicção de que todos estariam entre os sete eleitos, porquê a comunidade brasileira na internet tem uma força incrível.

Os parâmetros poderiam ser um pouco menos emocionais e, não ser definido por votos. Eles poderiam existir, mas a meu ver deveriam ter menos influência na decisão. Penso que algo que poderia valer mais seria a escolha por monumentos que já fossem patrimônio cultural da Humanidade. Ou que houvesse um controle melhor da votação, que não permitisse múltiplos votos por pessoa.

Ainda vou ficar resmungando aqui um pouco.


Em tempo:

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo são essas:
O templo de Ártemis, os jardins suspensos da Babilônia, o mausoléu de Halicarnassus, o colosso de Rodes, o farol de Alexandria, a estátua de Zeus e a grande pirâmide do Egito. Somente esta última existe até hoje.


As Sete Artes. A oitava é fotografia e a nona são os gibis.


Aqui, acorrências históricas com o número "sete"
. O sete é um número meio cabalístico mesmo, forte, tem presença. Curioso como ele faz parte de nossa trajetória.

2 comentários:

Anônimo disse...

...obviamente, eu só podia ter nascido dia 07. Prova óbvia da minha fama intergaláctica por vir. :)

Alice disse...

Óia: http://www.chongas.net/chongas/2007/07/09/aproveitando-a-polemica-do-cristo/
Acho que você vai concordar com esse texto.
Bjim.

web counter