segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

| cinema | Oscar 2007

Os ganhadores deste ano estão listados abaixo. Muitos eu não assisti, mas os que escolhi ver gostei bastante. Seguem minhas opiniões sobre os resultados.

Melhor filme

Essa categoria é normalmente a mais esperada da noite, mas nem sempre revela boas escolhas, no meu entender. Neste ano acho que não foi assim; são cinco filmes de gêneros e temáticas bem diversos uns dos outros, e todos de qualidade excepcional, cada um merecidamente figurando nessa lista*. Minha aposta era para "Os Infiltrados", mas ficaria felicíssimo se "Pequena Miss Sunshine" ganhasse. Escolheram mesmo a trama dos disfarçados, na qual Martin Scorcese fez um trabalho memorável.


* Falo isso sem ter assistido a "A Rainha", mas já vi a atuação de Helen Mirren como a rainha-mãe Elizabeth I, e foi fantástico. Obviamente, uma única atuação não faz um "Melhor Filme", mas nesse caso dou um ponto de confiança à atriz. Ela, inclusive, vai se encontrar com a Elizabeth II em pessoa hoje. Só imagino que nunca saberemos se foi porque a rainha gostou ou não da atuação da moça....

Direção

Clint Eastwood tem sido sempre uma boa surpresa para mim, e foi assim com "Flag of our fathers" e "Letters from Iwo Jima", que mostram dois lados de uma mesma história. Não assisti "Vôo..." e gosto bastante de "Babel", mas "Os Infiltrados" realmente é exepcional.


Melhor ator

Desses só assisti a "Diamante de Sangue", e é uma boa atuação do DiCaprio. Existem grandes chances de eu concordar com esse resultado aí, gosto do Whitaker.


Melhor atriz

Meryl Streep é o foco de "O Diabo veste Prada", e salva o filme com uma bela atuação. Mas o fato da Helen Mirren ter ganhado nessa categoria indica que realmente "A Rainha" é obrigatório. Nessa lista está "Volver", que não assisti e estou muito curioso, mas que já saiu de cartaz há um tempo.


Melhor ator coadjuvante

Aqui me parece que o Eddie Murphy era o favorito ( também não assisti a "Dreamgirls" ).
Djimon Hounsou é um ótimo Solomon Vandy, em "Diamante de Sangue", e Mark Wahlberg está bem n'Os Infiltrados. Mas o avô da pequena Olive merece o prêmio, já que é ele que acaba costurando a trama. E, além do mais, é idéia dele (spoiler) a incrível coreografia da Pequena Miss, grande momento do filme.

Melhor atriz coadjuvante

Ok, ok, já entendi...vou assistir "Dreamgirls". Entre as que vi atuar, ficaria com Abigail Breslin, a coadjuvante principal de "Little Miss Sunshine", vencendo por pouco a Rinko Kikuchi.


Melhor Animação

Não tive culhões de assistir "A casa Monstro" porque o trailer associado à dublagem em português me assustou completamente. Mas é produção do Spielberg, e por conta disso devo dar uma chance ao filme qualquer hora dessas. Quanto aos outros dois, são animações maravilhosas, especialmente em quesitos técnicos. De estilos e visuais completamente diferentes, os dois longas empatam em meu conceito. Imagino que o pinguin dançarino ganhou por conta do roteiro, que no caso de "Carros" todos já vimos uma dúzia de vezes.


Roteiro adaptado

Completamente justo. Mas fica uma pontinha de vontade de que "Borat" tivesse ganho o careca dourado, nem que fosse só pra ver o Sacha Cohen ao vivo.


Roteiro original

Aqui sou suspeito, e não saberia te dizer de qual gosto mais. Todos** roteiros bacanas, bem decupados pelos diretores, bem traduzido pelos atores. Qualquer das escolhas seria bem vinda. Porém, "Pequena Miss Sunshine" ter ganho é um pouco melhor porque certamente foi o filme mais barato dessa lista, e nem teve chance de se apoiar em algum efeito mais visual. Boa escolha.


** Ver comentário feito em "Melhor Filme".

Filme estrangeiro

Outro que tenho que me desculpar. Só assisti a "Labirinto do Fauno", e achei extraordinário. Não sei do que se trata os outros, mas a narrativa fantástica de Guilhermo Del Toro é fascinante. Aqui cabe falar também de "O ano em que meus pais saíram de Férias", de Cao Hamburger. Assisti a trechos do filme e algumas entrevistas do diretor, e tenho certeza que seria um bom concorrente. Tenho que assistir aos outros pra saber se concordo com essa decisão dos jurados.


Melhor Documentário

Esse é uma ótima escolha, bom pra dar mais visibilidade à luta do Al Gore. "Jesus Camp" também poderia levar, é assustador!


Direção de arte

Difícil. Assisti a "Labirinto...", "Piratas..." e "O Grande Truque". Nesses três a direção de arte é impecável, fazendo com que toda a fantasia envolta nessas histórias ficasse completamente verossímel. Talvez eu votasse em "Piratas...", que está numa escala muito maior que os outros dois. Mas concordo com a escolha de "Labirinto...", que é um filme lindo, com ótimas locações, figurinos, maquiagem....


Fotografia

Hummm, me pegou. Poderia ser empate entre "O Labirinto do Fauno" e "O Ilusionista". "Labirinto..." deve ter ganho pelos contrastes, pela luz radiante da fantasia contrastando com o acizentado da realidade, que é usado ao extremo no filme.


Figurino

Tiveram realmente mais trabalho ( ou fizeram um trabalho melhor ) com as roupas de época de "Maria Antonieta" do que com o diversidade de Piratas do filme da Disney? Acho que não...


Montagem

Acho que alguns prêmios vêm casados. É o caso de "melhor Diretor" com "melhor Montagem". Justo.


Maquiagem

Concordo, mas não assisti a "Apocalypto" e "click". E poquê as
camadas digitais de "Piratas..." não estava concorrendo? Seria uma briga mais justa, talvez.

Trilha sonora

Estou ouvindo ela aqui, junto com a trilha de "Little Miss Sunshine".

É bacana mesmo, especialmente as que se relacionam com a Japonesinha surda-muda. São dois cds que mesclammúsicas inteiras com alguns fundos musicais de cenas do filme. Curiosamente não tem diálogos na trilha, o que reforça a idéia central do filme.
A trilha de "Little MIss..." também é muito boa, e não consigo mais ouvir "Superfreak" sem lembrar de Olive.

Canção

Mais uma vez, bom pro Al Gore. Mas tinha que ter "Superfreak" nessa lista.


Edição de som

Bom, muito bom mesmo. Mas porquê ele e não "A Conquista da Honra"? Eu acho que os dois funcionam muito melhor se forem sempre pensados juntos.


Mixagem de som

Dreamgirls tinha de ganhar esse. É um filme sobre um grupo de cantoras, oras.


Efeitos visuais

Muito bem, "Piratas..." merece. O filme do azulão só apareceu nessa categoria, técnica.


Melhor documentário em curta-metragem

  • The Blood of Yingzhou District
  • Recycle Life
  • Rehearsing a Dream
  • Two Hands
Ih, não vi nenhum....


Curta de animação

  • The Danish Poet
  • Lifted
  • The Little Matchgirl
  • Maestro
  • No Time for Nuts
Animação é dos temas que mais gosto de ler/ver/comentar/conversar.

Vergonhosamente só assisti a "No time for Nuts", mais uma historieta fabulosa com o Scrat. Mas o emule e o Youtube já estão trabalhando aqui para que eu possa reparar essa falta.

Curta-metragem

  • West Bank Story
  • Binta y la gran idea
  • Éramos pocos
  • Helmer & Son
  • The Savior
Vou ficar devendo nessa categoria também.



Bom, deixem seus comentário. Já foi um monólogo muito extenso até agora!, é só clicar aqui em baixo, ó...

Nenhum comentário:

web counter