terça-feira, 17 de abril de 2007

| publicidade | AIDS


Campanhas contra a AIDS e a favor da prevenção normalmente são pouco chamativas, aqui no Brasil. Por vezes associam o perigo a grandes eventos, como o carnaval, e normalmente não são chocantes, ou impactantes. São engraçadinhos, até.

Não acho que seja uma abordagem eficiente.

É só olhar os números. No Brasil já são quase meio milhão de casos registrados. É uma epidemia. Se olharmos a África e alguns países da Ásia, veremos que o número só aumenta. Mesmo Europa e EUA têm grande parcela de doentes.

É claro pra mim que quem produz essas campanhas, mesmo com a melhor das intenções, não consegue alcançar a grande massa que precisa realmente de informação e discernimento. A meu ver, produzem essas peças achando que todos conhecem o perigo, e que ele precisa ser apenas rememorado. Esse pensamento é errado, conceitualmente mesmo: quem conhece o perigo já se protege! O grande problema é quem não compreende a situação, que não entende a gravidade do problema. Esses são os que enxergam AIDS como um problema abstrato, algo que até já ouviram falar, mas não sabem exatamente o que é. Sabem até que existe a camisinha, mas no máximo acha que ela protege apenas contra gravidez indesejada. Essas nunca viram uma camisinha fora da embalagem, têm vergonha de pegar no supermercado ou no Posto de saúde, não sabem como colocar ou mesmo quando colocar.

Na contramão de qualquer propaganda ou campanha, exibem por aí depoimento de pessoas que há anos vivem bem, mesmo sendo HIV positivas. Também parece ser com boas intenções, já que traz esperança pra quem já está doente, além de tentar derrubar preconceitos. Mostra essas pessoas como vencedoras, e realmente o são. Mas, ao menos inconscientemente, produz um certo desleixo, algo como "Ei, tudo bem se eu ficar Soropositivo, mesmo doente eu vou poder viver!".

Assim, fico feliz quando vejo peças como essa. Ela é Alemã, e adoraria se fosse difundida por essas bandas. É simples, direta e traz a dose de impacto necessária, ao meu ver.

O texto diz "Vida ou Morte dependem de apenas 0,003mm de látex".

Vi a imagem lá no Tarja Preta. Clique pra ver maior.

Nenhum comentário:

web counter