sábado, 11 de agosto de 2007

| vídeo | Últimas semanas

Há algumas semanas eu mal saio de casa. Alguns meses, eu diria.

Isso por conta do bendito trabalho final da faculdade. Ele tem me deixado dias inteiros na frente do computador. Pra descansar um pouco os olhos e o corpo, tenho assistido a coisas novas pra mim, algumas bem surpreendentes.



01 - Crônica do Ter



Não é tão novo, ele foi colocado na internet em novembro do ano passado. É um curta que tem um roteiro sensacional, do tipo que sempre me traz um sorriso no rosto e uma lágrima furtiva. Excepcional trabalho de Gate e Thiago, cineastas nos quais aposto todas as minhas fichas se pedirem. Assistam.



02 - Simpsons, O Filme ( The Simpsons Movie , 2007 )

É, realmente, um filme que passou 18 anos em produção.

Por conta da descontinuidade pela qual a série sofre no Brasil ( ao menos na TV aberta ) eu não tenho uma apreensão completa do que já foi mostrado ou mesmo do que está passando agora. Uma das grandes qualidades da série é que, mesmo quando faz referências a si mesma, seus episódios são finitos, existem raros casos que uma história é contada em mais de um episódio. Por conta disso qualquer pessoa, de qualquer idade, pode assistir a um episódio inteiro e compreender tudo. Pode, ainda, assistir a episódios de temporadas diferentes, em qualquer ordem, e continuar entendendo tudo. Mas também, por conta disso, é uma série que funciona extremamente bem como um tapa-buraco, situação que eu acho que ela está passando agora, na Globo. Ao menos é no sábado, e posso assistir.

E o filme é um episódio de longa duração. Poderia muito bem estar no meio de uma temporada, sem nenhuma perda. Imagino que mesmo quem nunca ouviu o grito do Homer consiga assistir tranquilamente a uma história que, como os episódios, é finito. Nada de deixar pontas soltas pra um próximo longa: tudo começa e termina aqui. Adorei esse posicionamento, fiquei realmente feliz em ver que mantiveram toda a essência da série no filme. E não só a essência, a gente teve tempo de ver absolutamente TODA a Springfield, todos os personagens estão atuando.

Eu poucas vezes gargalhei assistindo a um episódio deles. Mas no filme tem pelo menos umas duas ou três cenas impagáveis, com destaque, claro, para o Porco-Aranha e em sua transformação seguinte. Muito engraçado também, logo no início, um pouco de metalinguagem, com Homer sacaneando a própria série.

Uma única ressalva é realmente o Presidente Swarzenegger. Nenhum problema com o fato dele ser presidente; mas ao menos ele poderia ser dublado pelo próprio ator, como acontece com o Tom Hanks e com a banda Green Day, o que é uma característica importante da série. De resto, assista sem moderação. Estréia dia 17, e devo ir pra assistir à versão dublada.



03 - Ponte para Terabítia ( Bridge to Terabithia, 2007 )

Nunca tive interesse em assistir, mas um amigo me emprestou o DVD dizendo que é um filme muito melhor do que aparenta.

É realmente um bom filme, daqueles que tem toda a chance de virarem clássicos de sessão da tarde, ao estilo de "Meu Primeiro Amor".

Terabítia é um mundo mágico, criação de um casal de adolescentes que é meio maltratado na escola. Eles decidem encontrar um refúgio, um lugar só para eles, e lá enfrentam seus medos e aprendem muito um com o outro. É de lá também que eles se preparam para dar algumas lições aos valentões da escola.

Baseado em um livro publicado em 1977, por Katherine Paterson, Ponte para Terabítia já teve outra adaptação, para TV, da qual não tive muita informação
Curiosamente, "Terabítia" é um
nome inspirado em "Terabinthia", uma ilha existente no mundo fictício de Nárnia e que é mencionada nos livros "O Príncipe Cáspian" e "A Viagem do Pelegrino da Alvorada", de C.S. Lewis. É possível, portanto, que apareça no próximo filme de Nárnia, O Principe Caspian ( chute completamente às cegas, já que nem vi o primeiro filme )



04 - Avatar: A lenda de Aang (Avatar, the Last Airbender, 2005 - ????)

Tem passado na Globo, pelas manhãs. É meio difícil de assistir lá, apesar de meu irmão largar tudo o que ele estava fazendo pra ligar a TV, durante suas férias. Já estou com a primeira temporada completa e com a segunda em andamento. A terceira começa lá fora em breve.

Assisti à primeira temporada inteira, como diria um professor gay que eu conheço, numa sentada. E é muito, muito boa a animação.

A história é, basicamente, a seguinte:
Em um mundo existem quatro nações: Terra, Ar, Água e Fogo, que vivem em Harmonia. Em cada uma dessas nações, existem pessoas que dominam o seu "elemento-pátrio", digamos assim. Eles são os dobradores, que vão passando conhecimento geração a geração, formando mestres nas dobras. E, nascido em uma dessas nações, uma por reencarnação, está o Avatar. É um dos protetores da harmonia existente, pois ele é o único no mundo que consegue controlar os quatro elementos, sendo também o dobrador mais poderoso que existe em seu tempo.

Há cem anos atrás, a Nação do Fogo atacou as outras, dando início a uma guerra que está próxima do fim. Todos perderam qualquer esperança, porque o Avatar desapareceu no início da guerra. E agora, depois de todo o tempo ele foi reencontrado por dois moradores de uma Tribo da Água, Katara e Sooka, congelado e ainda com 12 anos de idade. Ele se chama Aang, o último Dobrador de Ar, já que toda a sua nação foi destruída durante esses cem anos que ele passou em suspensão.

A história é sobre justamente o aprendizado de Aang, seu caminho até dominar todos os elementos. As temporadas são divididas em "livros". A primeira foi "Água", a segunda "Terra". É bastante divertido e bem feito. Os movimentos dos dobradores são inspirados em artes marciais, o que torna a animação bastante crível e bonita. Apesar de ser anime, não tem os exageros característicos desse gênero de animação, mas traz toda a carga psicológica das culturas orientais. Tudo isso, claro, pontuado por alívios cômicos, deixando tudo muito tragável, fácil pra qualquer espectador. Vale a pena.



05 - A Volta do Todo-Poderoso ( Evan Almighty, 2007 )

Existem muitas críticas a esse filme, e ele não tem se saído bem na bilheteria.
Isso é fruto do fato de parecer ser uma "continuação", como até o nome em português sugere. No entanto, os filmes só são interligados por Deus ( o excepcional Morgan Freeman ) e Evan Baxter ( Steve Carrell ), que no primeiro filme era âncora e foi muito sacaneado por Bruce Nolan ( Jim Carrey ). E só.

Bom, tem mais algumas críticas à mídia, especialmente com o jornalista besta, medroso e histérico, antigo colega de Evan e que fica a todo instante desprezando-o.

Os filmes são completamente diferentes. E a grande diferença é que, no primeiro, Bruce recebe de Deus a dádiva de ter todos os seus poderes, o que gera situações engraçadas, num prato cheio para Jim Carrey. Nesse o Evan não tem absolutamente nenhum poder, e tem que lidar o tempo inteiro apenas com a responsabilidade imposta por Morgan Freeman.

Daria até pra ser um bom drama, mas não era essa a intenção do filme. E como não conseguiram situações muito interessantes para o tema "Construção de Arca", dá-lhe cocô de pombo, martelada no dedo, tábua de madeira no pé e tombos de diferentes alturas. E aí se perde boa parte do humor de Steve Carrell, confinado nessas escatologias. E como o drama persegue o roteiro, o filme acaba um pouco sem identidade.

Não significa que seja um filme ruim. É bom, divertido, pra levar sua pipoca e talvez se engasgar com a coca-cola em alguns momentos. Particularmente na sessão que fui tinha um grupo que gargalhava, sincera e abertamente, em quase todo o filme. Ao meu lado, Alice não se contia, assim como boa parte da platéia. Ri bastante também, o que já vale o filme.

Além disso, tem algumas boas mensagens durante o filme, ditas por Deus. Nada de muitas entrelinhas, tudo muito direto, o que dá um impacto interessante. Bacana isso, no fim das contas.

O roteiro não é estupendo mas é coeso e sem furos chatos, fotografia bonita, produção bem feita. Os efeitos especiais com os animais são muito, muito bons. Não digo o mesmo para os da arca, o que dá um entrave já no fim da película.


E a última cena e o clipe do fim são bem legais. Saí do cinema dançando igual ao Evan Baxter.

3 comentários:

Alice disse...

01- Crônica do Ter
Muito bom!!! Sempre me emociono qdo assisto, confesso. Também aposto todas as minhas fichas nos dois.

02- Simpsons, O Filme
Tenho que terminar de assistir!!!
Vc gostou do porquinho guti-guti, confesse. =)

03- Ponte para Terabítia
Se "alguém" quiser gravar pra mim, aceito.

04- Avatar: A lenda de Aang
Totalmente viciante!
Eu-quero-eu-quero-eu-quero!!!

05- A Volta do Todo-Poderoso
Uia! Apareceu meu nominho ali!
Sim, me diverti pacas.
Não diria que tá entre os melhores filmes que vi este ano, mas gostei sim. Pontos extras pra Morgan Freeman e Steve Carrell, que eu já gosto bastante, e para o clipe do final.
Ok, ok, não vou poder mais reclamar das suas dancinhas. Te acompanho. He he.

Anônimo disse...

Não atende nem retorna.
Essa a sua correnteza, hu?
:S

Anônimo disse...

Sou Thais Iglesias da empresa HOTWords. Gostaria de tornar parceiro do Salada Urbana para inserção de anúncios publicitários. Estou com anunciantes interessados em sites com este perfil.
Nosso sistema é totalmente contextual, aparecendo no corpo do texto com um duplo sublinhado. O HOTWords faz a leitura dos textos e encontra palavras do nosso banco de dados compradas por nossos anunciantes.

Segue link para visualização de nosso sistema:
http://www.gazetaesportiva.net/

Aguardo um retorno para iniciarmos esta parceria.

Um abraço e bons negócios,
Thais

web counter