segunda-feira, 1 de outubro de 2007

| design | O franzer da testa ao ver um logo muy feo

Copio aqui, ipsis literis, um post do blog do Hiro ( o que não é o Nakamura ):

"O franzer da testa ao ver um logotipo muy feo

A Wacom, das queridinhas tablets e da cobiçada Cintiq renovou o logotipo. À primeira vista parece que foi um job processado e parido pelo Hans Donner por causa dos degrandantes degradês e pela profusão de cores que chocam e conflitam na frente dos seus olhos. Mas infelizmente não foi, o que significa que eles estão se proliferando.

Wacomnew - Wacomnew

Tudo bem, posso não entender de design 100%, mas como diz o bom senso, eu sei que 5 cornetinhas coloridas juntas com volume e gradiente não dão um bom visual.
Se fosse uma empresa de brinquedos, ainda vá lá, mas para uma empresa que fabrica um acessório dirigido para designers, ilustradores e artistas digitais, se torna um desafio de compreensão mental, como um Sudoku na frente de um macaco.

Photoshopbaloon - Photoshopbaloon
Não tão pior, mas dando uma estranheza visual também é o novo logotipo do Photoshop. Um balão com um buraco no meio pra mim significa papo-furado.

Em suma, pra que melhorar se podemos piorar?"



Ele tem toda a razão...esqueceram o bom-senso em algum lugar por aí. Pior ainda é entrar no site da Wacom e se deparar com uma animação digna dos piores powerpoints...imagens bucólicas, frases de efeito e o logo pulando de um lado pro outro.

Tenho que comprar logo minha tablet antes que elas comecem a vir com esse logo estranho nelas...
Quanto ao Photoshop, ainda não encontrei esse logo novo em nenhum canto...ainda bem, acho.


O design da marca certamente não é um fator determinante na hora de realizar uma compra, o desenho em si não influencia a escolha. Não imagino que ninguém deixe de comprar uma mesa da wacom somente por causa dessas cornetinhas aí ( bom, eu vou pensar um pouco antes...vai que colocam as mesas nessa cor estranha também...).

No entanto, o sistema de identidade visual de qualquer empresa precisa ser bem pensado, pois conceitualmente é um dos suportes que traduz o pensamento e o comportamento de uma corporação. A marca anterior da wacom, muito mais sóbria, é sinônimo de qualidade em mesas digitalizadoras. Ver o nome wacom em qualquer lugar, pra quem conhece um pouquinho, já era garantia de bom negócio. Na minha opinião, vai demorar um bom tempo pra acostumar com esse treco todo colorido aí, e pra passar a associar a qualidade a esse logo feio. O mais estranho é que não foi uma reformulação, ou uma modernização, foi um redesenho completo: mudaram o logotipo, inseriram esse símbolo, nada foi aproveitado da marca anterior. Eu não enxergo absolutamente nenhuma melhoria nisso aí, nenhum conceito, nenhuma beleza...parece que foi o sobrinho do dono (aquele que "sabe mexer no corel") que fez a marca. Em um esforço sobrehumano consigo ver que as cornetinhas são várias pontas das canetas das tablets, em um único ponto, desenhando juntinhas e...é, tá difícil...

E não consigo ver o porquê da mudança também. Será que fizeram alguma pesquisa pra prever o impacto dessa mudança? será que descobriram que o logo anterior não era bem vista? Não acredito. Deve ter sido alguma mudança de diretor, ou de dono, e que quer marcar seu tempo modificando o visual da empresa ( como aconteceu com o Itaú, por exemplo ).


Pra ilustrar o que estou falando, seguem uns bons textos, sobre um caso parecido que aconteceu no começo do ano, no Rio.


http://www.feiramoderna.net/2007/02/08/designers-para-que/

http://www.feiramoderna.net/download/artigos/replica_cedae.html

http://www.feiramoderna.net/2007/02/22/a-cedae-respondemas-nao-convence/

http://www.feiramoderna.net/download/artigos/carta_agencia3.html

http://www.feiramoderna.net/2007/05/27/ainda-sobre-a-cedae-como-rende-2/

Veja também um pdf bacana, mostrando o processo de atualização da marca da Light. A equipe responsável respeitou completamente a história da companhia, o oposto do que fizeram com a Wacom. ( download aqui )

Nenhum comentário:

web counter