sábado, 9 de junho de 2007

| celular | Bloqueio não!

Vejam aí do lado direito. Tem um botão com os dizeres "Bloqueio não!", e o desenho de um celular.

Isso significa que eu apóio a campanha, capitaneada pela Oi, que pede às operadoras de telefonia que vendam seus celulares desbloqueados, podendo ser usado qualquer chip, de qualquer outra operadora.

Clicando no botão, se você concordar, pode deixar sua assinatura neste abaixo-assinado virtual. Enquanto escrevo, estava chegando perto das 67 mil assinaturas.

O Manifesto segue abaixo:


Concordo plenamente com o que está escrito, e vai ser ótimo se todas as operadoras seguirem esse caminho. Uma iniciativa bacana, que está fazendo um sucesso enorme na blogosfera brasileira, que viralizou essa campanha e que ganha novos adeptos a cada dia. No site da campanha ainda dá pra deixar depoimentos, vídeos, fotos, baixar papéis de parede e estampas de camisa, além de conferir os famosos que dão suporte à idéia toda.

Mas eu tiro o chapéu mesmo é para a setor de marketing e publicidade da Oi. Os caras são geniais. Desde que entrou no mercado, as belas propagandas da Oi procuram gerar burburinho, gerar conversa, tirar sarro com as outras operadoras, vendendo seu serviço de forma maestral, descontraída, inteligente. E essa é das campanhas das mais agressivas que ela poderia fazer, deixando as concorrentes numa sinuca de bico.

A genialidade está na ironia dessa história toda. Ou aqui ninguém lembra que a Oi também bloqueava seus celulares? E, até onde sei, ela continua bloqueando algumas funções de aparelhos mais novos.

O fato é que, agora, ninguém vai lembrar disso: todos vão lembrar sempre que a Oi vende seus celulares desbloqueados, dando liberdade de escolha a seu cliente, indicando respeito e consideração. E eis a sinuca: se as outras seguirem o mesmo caminho, a Oi sempre vai ser lembrada como pioneira, ou todos vão lembrar que as outras operadoras "copiaram" a Oi ( inclusive, vai ser o mínimo que a Oi vai veicular ); Se, pior ainda, Claro e TIM não desbloquearem seus celulares, adeus clientes, porque muitos vão se sentir compelidos a largar suas operadoras "repressoras" para ir correndo e felizes para a operadora "libertária". Touché!

Outro fator que torna essa campanha fantástica é que não aparece a logomarca da Oi em absolutamente nenhuma parte do site, como se ele tivesse sido feito por alguma pessoa física, como se tivesse sido iniciada por algum cliente realmente insatisfeito com essa situação. O nome dela só aparece em dois lugares: numa lista, dizendo que apóia a campanha e na parte do site onde se pode mandar uma mensagem pra sua operadora falando do seu descontentamento ( e no botão da Oi diz "a Oi já vende seus celulares desbloqueados" ). Propaganda sutil e altamente eficiente.

TIM e Claro estão demorando de se pronunciar a respeito disso tudo. Estou muito curioso pra saber como vão se levantar dessa rasteira que levaram da Oi. A Vivo também foi afetada, mas como está apenas começando a sua rede GSM não vai ser muito atrapalhada por isso não. Não sei como ficam as operadoras regionais que não trabalham na Bahia ( Telemig, Brasil Telecom e outras ), já que não conheço suas ações de marketing...mas também imagino que receberam a galinha pulando.

Enquanto elas não se pronunciam, deixe sua assinatura por lá. Vale a pena, no meu entender.

5 comentários:

Anônimo disse...

"receberam a galinha pulando"?
Tô aqui imaginando...
O_o
Rs...

San disse...

é o equivalente animal de pegar a batata quente, ou avisar que sua batata está assando.

Felipe Barreira disse...

Vou passar lá e assinar o levante. Gostei mutio da iniciativa de Marketing, funciona muito bem.

Flavio Cireno disse...

Caro, na verdade o desbloqueio de celular já existia de fato,porém a estratégia da oi não é esta. Veja em que me meti quando tentei sair da oi.

http://sociedadeepolitica.blogspot.com/2007/07/oi-bloqueio-no-contrato-viciado-sim.html

Anônimo disse...

Eu tambem escrevi um post sobre a Oi...Nele eu explico o que realmente acontece qnd vc pega as promocoes da Oi

http://gabrielgazolla.com/blog/2007/11/29/bloqueio-nao-e-o-garaiuh/

web counter