Deu no New York Times:
San Francisco é a primeira cidade nos EUA a banir o uso de sacos plásticos em estabelecimentos comerciais. A medida, que em breve será adotada em Hong Kong e que deve se estender a grandes cidades como Los Angeles e Nova York, tem a intenção de diminuir o impacto desse tipo de lixo no meio ambiente.
No mundo todo, são utilizados e jogados fora o número absurdo de 4 a 5 TRILHÕES de sacos plásticos, desses de supermercado. Esse tipo de plástico não se degrada e pode chegar a durar milhares de anos, e não têm muita utilidade ou facilidade em ser reciclado, como outros plásticos.
Nessa proposta, as lojas devem prover sacos biodegradáveis e/ou sacos de papel reciclado no lugar dos famigerados sacos plásticos comuns.
Gosto bastante da medida, acho que o caminho é esse mesmo. Enquanto a reciclagem não é um hábito ( ou, como nesse caso, é muito difícil ) decisões como essa servem para educar de forma mais contundente a população.
Leia um pouco mais aqui e aqui.
6 comentários:
Que bom que começaram a tomar alguma atitude.
Que bom! Fora que sacos plásticos são muito feinhos. :)
* achei esse blog através do em canto.
Pois é, Alice...tem que começar de algun jeito, né?
Oi, Carol, bem vinda!. São feinhos mesmo, e são realmente descartáveis...servem pra muito pouca coisa.
Os meus sacos plásticos acabam virando sacos de lixo. Lembro quando o Paes Mendonça usa sacos de papel, era bacana porque podíamos usar pra fazer máscaras sem o risco de morrer sufocado, mas o saco lascava com frequência.
Acho uma boa idéia. vamos aguardar e ver o que acontece.
otima noticia , agora vamos ver qto tempo demora pra mesma coisa acontecer nessa provincia não civilizada
Eu sempre uso saco de pano. Uso e re-uso. Por vezes os donos das lojas estranham: "mas olhe que a fruta suja o saco"
Bah! Não pensam no ambiente? Gostei de ler sua notícia e espero que se espalhe.
Postar um comentário