segunda-feira, 17 de setembro de 2007

| psicologia | Truque das cores do baralho



O vídeo acima ilustra bem uma situação que nos é mais comum do que imaginamos: a atenção focada em apenas um aspecto de um acontecimento nos deixa completamente alheios a outros fatores, tão ou mais importantes que o que estamos assimilando.

É assustador não perceber o truque com as cores. É o que se convencionou chamar de "economia de atenção" ( veja mais aqui e aqui ) e é nossa reação à quantidade absurda de informação com a qual temos que lidar. Assim, entre conhecimento e entretenimento, no meio de tantos dados, nos acostumamos a fazer scannings visuais, tentando apreender e prestar atenção apenas ao que realmente interessa...mas o efeito colateral ruim dessa história é a cegueira que o vídeo ilustra, uma falta de percepção do todo ( que é muito maior que a soma de todas as partes ).



Vi no Blog do GJol, que acompanho diariamente e é altamente recomendado. Se for lá, clique nos links desse post, e passeie pelo blogue, tem muita coisa boa.

5 comentários:

Alexandre Freitas disse...

Muito bala isso, rapazinho!

Eu mesmo fiquei voando... tive só a sensação, mas se fosse pra dizer o que mudou nem ia saber...

gostei!

Alice disse...

=O
Caraca!!!!

San disse...

Pois é...um tapa na cara quando percebe quanta coisa passou e você nem notou.

Fábio disse...

Tinha visto isso no Fantástico, já tem uns dois meses ou mais.

San disse...

Hum..não assisto o Fantástico há uns anos.

Sem exagero. No máximo, vejo uma ou outra reportagem, quando meus pais me chamam achando que me interessaria.

web counter