terça-feira, 8 de maio de 2007

| cinema | Homem-Aranha 3

Falarei sobre as impressões que o filme me trouxe, já discutidas um pouco com o pessoal que assistiu ao filme comigo. Existirão spoilers ao longo do texto, e só leia se não tiver problema quanto a isso. Talvez nem devesse me preocupar muito, já que essa foi a maior estréia já concebida, e possivelmente alguém perto de você já assistiu e comentou alguma coisa. De qualquer forma, o aviso está dado.

Em um fim de semana o filme já se pagou completamente. É assustador! Foram 375 milhões de dólares em uns poucos dias! Isso revela ( ou relembra ) alguns aspectos fundamentais:

1 - O sucesso dos filmes anteriores ficou ainda mais evidente. A aceitação e a identificação do público com a personagem é fantástico, mesmo para os não-leitores dos quadrinhos. São dois filmes muito bons, que divertem e cativam e são, a meu ver, o motivo principal da quantidade absurda de pessoas que foram assistir ao filme nesses últimos dias.

2 - Claro, o departamento de marketing da Sony é sensacional, e fez um trabalho primoroso ao longo do último ano. Quase um terço do que foi gasto no filme - $100 milhões - foi pra publicidade. A propaganda é a alma do negócio, indiscutivelmente.

3 - O filme em si custou $258 milhões. Era de se esperar, portanto, um filme de qualidade técnica e efeitos visuais estupidamente bem-feitos, numa evolução em relação aos dois primeiros filmes.
Covenhamos: o Aranha do primeiro, mesmo swingando fantasticamente na tela, teve momentos bem ruins, daqueles que a magia se perde e você percebe claramente a animação. O Duende e sua armadura muito-doida poderiam ter sido melhor executados. Alguns momentos do Octopus do segundo filme também, especialmente quando ele morre. A série merecia um upgrade, assim todos estavam esperando, e essa montanha de dinheiro sinalizava para isso.

4 - Todos os envolvidos já estão no lucro. Por isso, na segunda-feira já tinha gente especulando quais seriam os vilões do próximo filme e já foi dito que serão feitos, pelo menos, mais 3 filmes. Com ou sem Sam Reimi, o diretor. Também era de se esperar de um filme que muito provavelmente vai bater o bilhão de dólares, que os produtores vislumbrem claramente a possibilidade de continuações.


Um grande problema de X-Men 3 era o fato de ter muita gente no elenco, fazendo com que não se focasse em ninguém, e que a história ficou muito repartida. Era a sensação que eu tinha ao saber que o aranha enfrentaria 3 vilões de vez, fora a briga por espaço com o Eddie Brock, a briga por manter Mary Jane, por garrar a Gwen Stacy e todos os fatores psicológicos advindos desse sem-número de embates. Era esse, basicamente, meu único receio com relação ao filme.

Qaundo o filme começa, ele começa bem. O aspecto geral do filme é bom, e no fim ele continua divertindo e fecha a primeira trilogia tentando amarrar os outros filmes e deixando brechas para futuras filmagens. Mas, sinceramente, não me instigou a ir assistir outras vezes.

A meu ver dá uma desandada muito grande. Não é só o problema da superlotação...é como esses personagens interagem. Acaba tendo na película vários elementos que enfraquecem o roteiro e o filme, em especial a quantidade desvairada de coincidências e de elementos sem explicação ou com explicações muito rasas e rápidas. Parece que, quando falta meia hora pro filme acabar, vão jogando um monte de informações pra resolver os problemas que eles mesmos criaram, e tudo fica muito insosso.Tudo é rápido demais, raso. As coincidências e "acasos convienentes" são bem detalhados no Omelete, cujas opiniões normalmente concordo. Nesse caso, concordo com tudo.


Pra quê mexer na morte de Tio Ben? não acrescenta nada à história, e é uma forma bem tacanha de colocar o Flint Marko na história. Além do mais, Peter perdoa o cara por ter matado o tio, e ainda fica com um jeito de que ele se perdoa pelo ocorrido também. Não sou um leitor das revistinhas, mas essa relação de culpa que ele sente por essa morte, de como podia ter sido evitado, é o que move e molda o Homem-Aranha. Mudar esse sentimento acaba com uma faceta importante para o personagem.


Que que houve com o sentido aranha? tudo bem, pode-se imaginar que o Homem-Aranha estava descuidado, embevecido pelo sucesso, e que isso o teria deixado relapso. Em um momento específico, além disso tudo, ele estava numa teia beijando a mulher amada; mas não perceber que caiu um meteoro a poucos metros de você, desse meteoro saiu um treco que quer te fazer de hospedeiro, gruda na sua motoca e fica dias dentro do seu apartamento minúsculo é demais. Acontecem outras coisas como essa.


A Gwen Stacy é campeã mundial de presença na vida de Peter Parker. Usam a coitada pra ligar todo mundo, de Mary Jane a Venom. Só faltou a Tia May ter namorado com o pai dela antes de conhecer o Tio Ben. Na cena que o Aranha salva a Gwen, ele não está nem aí pra maldita grua , que era o problema de verdade e tinha destruído tudo em que tocava...depois que a salvou, foi embora como se a única a ser salva era ela.

Aliás, ele nem se lembrou do zilhão de destroços que caem pelo filme afora. Em nenhum momento o teioso fez alguma coisa pra evitar que alguém se machucasse com eles ( o que, provavelmente, aconteceu de forma maciça nesse filme ). É um relapso.


O Harry Duende Jr. ataca a M.J. e ela não fala nada pra Peter. Nada, obedece cegamente, mesmo sem transparecer medo. É fato que ela estava puta da vida com Peter, mas tem limites.
Além do mais, ele é um cara que se regenera incrivelmente rápido! Pontos para o super-soro! E que mordomo sacana que ele tem...era tão difícil ter falado com Harry antes? Podia ter evitado um monte de destruição pela cidade há um filme atrás.


Que azar da porra do coitado do Flint Marko....tinha que cair justo no meio de uma super-experiência ultra-secreta? Quando ele vira areia, pelo menos, mostram um pouquinho a dificuldade de se ter novos poderes, como é difícil de controlá-los. Quando é na vez da transformação do Venom, ele já aparece tocando o horror, com total controle sobre suas habilidades.


O venom some bem no meio da briga com o aranha, e a abóbora do duende simplesmente desintegra o simbionte e o Brock. Sobra um cotoquinho de meleca alien lá com o Dr. Connors, deixando espaço para novos vilões ( Lagarto e Carnificina, pelo menos ). Só não concordo com a necessidade de matar o vilão no final, exisem outras formas de dar fim nos caras maus ( bom, não matam o Homem-Areia, mas também não o tratam como um vilão ).

E sim, realmente o visual melhorou consideravelmente, a grana foi bem aplicada: o Venom é um bom exemplo, e o homem-Areia é espetacular. Mas acho que, com todo esse dinheiro, é inaceitável o monte de furinhos de roteiro que tem no filme ( que não lembro agora de todos ).


Como disse, provavelmente não vou assistir de novo, ao menos não no cinema.


Até iria novamente pra rever os clipes imbutidos...são ótimos, a começar pela sequencia inicial de animação, mostrando pedaços importantes dos outros filmes. A transformação de Peter é muito divertida, vários minutos com ótimas gags, culminando com a dança pra sacanear a Mary Jane. A Tia May estava fantástica, ótima atuação. A cena com o Maitre, e o Jameson maravilhoso na impagável vingança da secretária me valeriam um novo ingresso.

Num resultado final, é um bom filme, que diverte. Mas é só.
Poderia ser melhor.

4 comentários:

Anônimo disse...

San, você está corretíssimo.
O grande problema do filme é querer contar muitas histórias em uma única linha narrativa. Depois passe no meu wordpress e leia o meu reviw.
O filme é melhor que X3, Matrix Reloaded e Revolutions, mas podia ser bem melhor.
Ainda não entendo como mexeram na morte de tio Ben e porque introduziram Gwen e o Capitão Stacy.
Abraços.

Fábio disse...

Gostei do filme, já comentei com você, mas de tudo o que falou as duas coisas que mais me impressionaram foi a recuperação do rosto de Harry e Mary Jane não ter contado que havia sido ameaçada, foram duas coisas muito forçadas.
Mas ainda é um filme muito bom!

Anônimo disse...

Pense numa pessoa decepcionada.
Sou eu.
E olha que eu já tava esperando esses problemas todos com o roteiro.
Além de tudo isso que eu já sabia, achei o homem-areia muito mal-feito. A interpretação de Tobey deixou muito a desejar (exceto nas partes engraçadinhas). O final foi bizarro em todos os sentidos. Tirando o homem-areia, os efeitos especiais foram bons pelo menos...

PS: O homem-aranha com o uniforme preto vira emo!!!! Rs...

Anônimo disse...

o que mais me decepcionou no spider man 3 foi o fato de o sensor aranha de peter parker parecer não funcionar. eu acho que eles esqueceram esse detalhe no filme, pois várias vezes ele é pego de surpresa e nadica de nada de o sensor ativar!

web counter