domingo, 13 de maio de 2007

| vídeo | Edição no Photoshop

O verbo "photoshopar" não deve demorar a entrar nos dicionários mundo afora, visto a extraordinária presença desse software em nossas vidas. Pra onde pousamos os olhos, em qualquer cantinho com um mínimo de civilização, achamos traços da passagem do photoshop. Está ficando cada vez mais difícil acreditar nas imagens que vemos por aí, está cada vez mais e mais complicado discernir entre real e ilusório. E isso se dá principalmente por causa do trabalhos de caras como esse desse vídeo abaixo, e desse site.



Veja bem, o vídeo me parece que é mais uma demonstração das habilidades do usuário e das possibilidades que o programa oferece. Não é exatamente um trabalho que vá ser usado num anúncio, ou num book. Pode até ser que isso seja realmente feito, e é claro que muitas modificações dessas estão por aí, nos orkuts da vida. Mas imagino que não seja procedimento padrão, pois é uma mudança drástica demais.

Já no caso do site, que é um trabalho claramente profissional, estão imagens dessas que vemos em cada prateleira, em toda revista, outdoor e tv. É a imagem de beleza que nos é vendida dia a dia, e que mesmo os mais desconectados e poucos influenciáveis almejam ter.

Mas isso não é necessariamente ruim. Este é o padrão de beleza do nosso tempo. Ponto. Antes eram pessoas mais gordinhas. Antes ainda eram pessoas com peruca branca e talco no rosto. Isso é mutante, e não significa que daqui a 20, 40 anos será o mesmo.

Essas imagens, as quais obviamente temos que olhar com bastante senso crítico, são as representações contemporâneas do nosso ideal de beleza. Do ideal, do que se imagina, do que se sonha, e não do real. Sempre foi assim, ora bolas; ou você realmente acha que todos os gregos eram do jeito que escupiam as estátuas?

Mudou a mídia, apenas. Mas, em essência, esses caras que dominam o photoshop pornograficamente bem estão fazendo o mesmo que escultores e artistas fizeram ao longo desses nossos milhares de anos de civilização: espalhando idéias e ideais, que só absorve quem quer.

E é essa a grande sacada: discernimento, sempre. Pode-se sonhar à vontade, não é errado. Todos nós podemos querer ter os corpinhos sarados, os seios fartos e o olhar sexy. Alguns realmente o terão. Só não se pode viver em função disso, ou deixar aquele pneuzinho estragar sua vida.

Não estou dizendo pra ser desleixado(a), e deixar a gordura tomar conta. Cuide de sua saúde, se exercite, busque esse ideal ( como disse, não acho isso errado, ou recriminável ). Só me faça um favor ( a você mesmo) e cuide antes de sua essência, e não somente da aparência. No fim das contas, é isso que vale.

Vi o site e o vídeo no Omedi.

4 comentários:

Felipe Barreira disse...

Meu chefe me mostrou esse vídeo ontem, estava publicado no Terra.
Tudo o que ele mostra é realmente possível, mas eu realmente acho que ele fez o caminho contrário. Em vez de emagrecer ele engordou a menina.
O prcedimento não é difícil, basta ter paciência e sensiblidade.

San disse...

fiquei com essa pulga atrás da orelha também, Billy, depois de ler uns posts com esse vídeo. Pode realmente ser um fake.

Anônimo disse...

Se é falso ou não, não sei. Só sei que vc roubou minha bola de cristal, descobriu os videos que eu tava vendo e postou!!!
Eu vi primeiro! Imitão! Rs....
=P

Beijoca.

Felipe Barreira disse...

Negão, eu assisiti ao vídeo de novo com mais calma e mudei de idéia. Ele emagreceu a foto.
Concordo com você, esse vídeo serve mais pra mostrar os talentos do designer.

web counter