terça-feira, 1 de maio de 2007

| fractais | Substrate






Esses é o resultado de um algoritmo que cria linhas perpendiculares em pontos distintos, parecendo cristais se formando. Também lembram cidades, crescendo sem ordem conhecida e se densificando. São imagens realmente bonitas, e únicas.

É um trabalho fantástico, e pode ser visto aqui. Execute os applets no tamanho que desejar e vá usando o printscreen. Fico impressionado com a estrutura e é meio hipnótico, pra mim, ficar observando as imagens se formarem. Pode ser um bom exercício projetual entender e aplicar esses resultados, tão aleatórios, e transformá-los em arquitetura.

Só não acho que a imagem, o resultado em si, possa ser considerado arte, uma vez que o resultado é gerado inteiramente pelo computador. Nesse caso, o computador não é só ferramenta, nem somente suporte, ele realmente define o desenho. Mesmo sendo impossível que se obtenha duas imagens iguais, e mesmo o algoritmo ter sido produzido por um humano, não é arte. Ela não transcende ou emociona, apesar de hipnotizar. A meu ver, o trabalho do programador é artístico, mas o resultado em si, não. O que vocês acham?

Já conhecia, há muito tempo não via e fui lembrado por Denise, no seu blog.

Um comentário:

Anônimo disse...

Brinquei!
Mó legal! É hipnotizante. =)

web counter