quarta-feira, 11 de julho de 2007

| design | Palestras

Está acontecendo, na Faculdade Jorge Amado, um ciclo de palestras bacana para designers e afins.

Por indicação de Xandolino, fui com ele assistir às duas primeiras. Bastante esclarecedoras, abriram alguns horizontes que não conhecia.

Foram duas apresentações de teses de mestrado. A primeira, de Milton Francisco Júnior, fazia um apanhado do uso de embalagens Tetra Pak pela indústria e suas consequentes implicações no meio ambiente, além de outros dados sobre reciclagem e reuso de lixo. Foram abordagens bem numéricas, balanceadas pela experiência pessoal do cara, com um bom volume de informações. É preocupante ver como o Brasil está despreparado para dar fim a seu lixo.

Como quase arquiteto e aspirante a designer, essa é uma preocupação que me acompanha, e que espero transpor em futuros trabalhos. Seja na produção de embalagens, flyers ou na contrução de alguma obra arquitetônica, o projetista deve ter em mente o impacto que seu trabalho vai trazer, e tem que saber lidar com isso, ser responsável.

A segunda apresentação, de Vânia Graziato, falava da cultura de produção de cerâmica dos índios Kadiwéu, do Mato Grosso. Ela ainda não terminou a tese, mas nos mostrou uma mudança de valores e padronagens que norteiam essas ceramistas. Numa veia mais antropológica, deu umas boas idéias de como é possível utilizar de técnicas e padrões indígenas em design gráfico e também em cerâmica, assuntos que também me interessam.

Foi uma boa noite, quero ir nas próximas. A lista segue abaixo.


13-07-2007
19:30h
Design:uma profissão ou um Passatempo?
Prof. Sydney Freitas

Prof. Robson Santos


20-07-2007
19:30h
Rendering - A importância do domínio do desenho no processo do design
Prof. Mário Valiati

28-07-2007
19:30h
Marketing e a imagem do designer
Profa. Márcia Auriani

Nenhum comentário:

web counter