segunda-feira, 23 de julho de 2007

| notícia | Internet is for porn

Você deve conhecer o projeto OLPC, sigla em inglês de "One Laptop Per Child", Um Laptop Por Criança. A intenção desse projeto era fornecer um laptop barato e funcional para ser distribuído em escolas de países de terceiro mundo, onde crianças extremamente pobres teriam acesso à informação e educação que nunca sonharam ter.

Sem falar agora no péssimo design e na configuração do aparelho, simpatizo com a idéia. Já faz um tempo, depois de anos de projeto, que as primeiras unidades foram distribuídas. Algumas comunidades africanas foram as primeiras a serem contempladas.

Pois bem: acabei de ler que os meninos estão usando muito o seu OLPC...para acessar sites de pornografia! Veja a notícia completa aqui.

Será que ninguém esperava por isso? Sites pornô são a maciça maioria da internet. O que eles achavam? Que eles estariam imunes a isso? Basta entrar na internet pra ter acesso a sites de putaria, nem precisa pesquisar muito. Era de se imaginar que crianças, deslumbradas com essa nova tecnologia, fossem alvos fáceis.

Não sou nenhum pseudomoralista, achando que tudo deva ser proibido, censurado. Acho, inclusive, que toda criança deva saber de todas as coisas que se passam à sua volta, inclusive sobre sexo, e que isso tem que ser tratado desde cedo. É muito mais saudável quando se trata a criança como um ser pensante. Especialmente em tempos de internet , televisão e informação tão acessível, a gente tem que estar preparado pra conversar desde cedo com a gurizada.

É óbvio que sites de mulher pelada e homem pelado não são o lugar nem o momento mais construtivo para crianças. Piora quando você lembra das maluquices que existem, do tipo "sexo com animais" ou pedofilia. Elas têm que estar cientes de que aquilo não é pra elas, e têm que conhecer os perigos que rondam todo esse universo pra poder evitá-los.

Agora querem colocar um monte de filtros nos laptops que saírem.
Não sei se é o caso: acaba sendo mais uma forma de castração, mais uma forma de evitar conversar sobre isso com as crianças. O bloqueio puro e simples não educa, de forma nenhuma, e só atiça mais ainda a curiosidade. Ele pode até existir, mas somente se vier associado à explicação do porquê da proibição. Mas, conhecendo um pouco a cultura puritana dos países que levam essa idéia do OLPC, não devem nem estar pensando nessa possibilidade. Pior para as crianças.

Nenhum comentário:

web counter