quarta-feira, 18 de julho de 2007

| modo de vida | Produtividade

Há alguns dias, navegando, dei de cara com o efetividade.net, um site que tem como tema principal a melhoria do modo de trabalhar dos leitores. Tem artigos bacanas, com dicas de como aumentar a produtividade e levar uma vida mais tranquila em meio ao estresse habitual em qualquer trabalho.

Eles estão comemorando um ano de site com uma promoção, solicitando que leitores dêem dicas pessoais de produtividade. Apesar de não ser exatamente um modelo, vou aqui escrever algumas coisas que considero importantes.

O email de contato é o saladaurbana@gmail.com .

01 - Organização
O seu ambiente de trabalho deve ser o mais organizado possível, e focado completamente no serviço a que você se propõe a fazer. A mesa tem que ser adequada, o computador e outras ferramentas devem estar facilmente acessíveis, a luminosidade tem que te trazer conforto.

Não estou aqui defendendo workstations insípidas, arrumadas milimetricamente, e sim um espaço que te favoreça, que agilize o desenvolvimento seja lá em que você esteja trabalhando. Assim, deixe mais perto objetos que você usa mais, tenha sempre seus insumos à mão, tenha lugares certos e organize de maneira que você não se disperse tendo que lembrar onde está o que você precisa.

Se seu trabalho é numa equipe, ou se você pode ser substituído, ou se você substitui outros colegas com frequência, tenha o cuidado de deixar que sua mesa seja inteligível, que seu colega tenha condições de continuar um trabalho que você iniciou sem precisar ficar a todo instante te perguntando. Seu espaço deve ter a sua cara e a cara de seu trabalho, mas tem que ser compreensível a todos. Esse cuidado vale também pra quando você sair de férias, evitando que o trabalho impeça que você se divirta/relaxe. No meu caso, que ainda trabalho sozinho e devo continuar assim por um tempo, a minha área de trabalho parece uma bagunça interminável, com rabiscos de um lado, projetos de outro, revistas e livros em uma pilha, papéis brancos e lápis em outra...mas eu sei exatamente onde está cada coisa, e praticamente só giro a cadeira pra ter acesso a tudo. Na minha mesa tem lugar pra o teclado ficar quando estou desenhando e ele se mantenha de fácil acesso, scanner e impressora estão ao meu lado, livros em uma prateleira dentro do meu campo de visão. O espaço para maquetes é separado, com seu lixo próprio e ferramentas separadas.
Normalmente clientes não têm acesso a essa área que é bastante pessoal e que só eu entendo. Para eles, um espaço separado é melhor.


02 - Alimentação
Estar bem alimentado é fator crucial pra um bom desenvolvimento de trabalho. A situação mais comum do mundo é você deixar de se alimentar pra ganhar tempo, encurtar ou nem fazer a hora do almoço, ou ainda engolir uma porcaria qualquer e voltar a trabalhar. Pode até funcionar, num curto espaço de tempo. Mas só traz malefícios: dores de cabeça, indigestões, sensações de desmaio, tremedeira...a situação mais adequada é comer pouco, mas bem, e em intervalos pequenos de tempo, algo em torno de 3h. Assim, você consegue manter um nível de atenção muito maior, abastecendo seu corpo com os nutrientes necessários. Não exagere no almoço ( ou no jantar, se trabalhar à noite ) e, se possível, depois dessas refeições maiores procure tirar um cochilo.

Isso não impede que um dia ou outro você realmente deixe de comer. Para essas horas, tenha sempre alguma coisa que te alimente naquela hora de aperto. Eu deixo sempre por aqui umas barrinhas de cereal, ou maçãs e até bananas, que seguram o tranco até dar tempo de comer de verdade. E sempre se hidrate: tenha sempre uma garrafa de água perto de você. Com isso seu corpo vai funcionar melhor e, conseuentemente, seu trabalho vai render mais também.

03 - Sono
Tente dormir sempre o necessário, nem mais nem menos. Normalmente, acordar e dormir mais cedo trazem mais benefícios que o contrário, mas o importante é descansar o corpo.

Eu já tive uma experiência mais radical com relação ao sono, que descrevi aqui. Não é propriamente uma dica, já que não é qualquer um que se adapta, mas vale a pena ser pesquisado. É o Sono Polifásico, que na realidade tem um funcionamento bastante simples, de condicionamento.

Consiste, basicamente, de dormir por pouco tempo, algumas vezes ao dia. Seriam seis turnos diários de quatro horas, divididos cada um em três horas e meia desperto e meia hora de sono. A intenção é que, ao se dormir menos, o corpo chegue aos níveis de descanso com mais velocidade.

Pra quem já tem uma rotina bem clara, ou para aqueles que têm condição de criar a sua, acho o Sono Polifásico ideal. O rendimento é estupendo, os benefícios são muito grandes. Com disciplina, deve ser perfeito para profissionais liberais, pessoas que trabalham em casa, com a internet ou em horários pouco usuais, talvez médicos e outros profissionais de saúde e pessoas que trabalham em regime de plantão.


04 - Diversão
A vida não é só trabalho. Tenha tempo pra você mesmo, para se divertir, para esquecer de trabalhos e clientes. Pra se desligar, pra ficar com sua família, pra ler, se exercitar, meditar, jogar. Enfim, deixe o trabalho de lado de vez em quando.

Nesse mesmo tema, procure sempre se divertir trabalhando. É óbvio que, para a maciça maioria, nem tudo em que se trabalha é divertido de fazer. Mas encontrar satisfação no proprio serviço é também uma das diretrizes básicas para realizar um bom trabalho, produtivo. Não deixe de descansar também ao longo do tempo de serviço, levantando um pouco, esticando, até conversando um pouco com outras pessoas. Depois você vai voltar ao serviço um pouco melhor que quando saiu.


Essa é minha experiência. Espero que ajude alguém.
Bom trabalho!

Nenhum comentário:

web counter