terça-feira, 17 de julho de 2007

| tecnologia | A internet mais rápida do mundo

Muito bem, se você é como a maioria dos usuários de internet no Brasil provavelmente você vai ler essa notícia a 56 kilobytes por segundo. É uma merreca. Se sua banda é larga, provavelmente terá 256 a 300 kbps. E se tiver um pouco mais de grana pode comprar serviços um pouco melhores, variando de 1 megabyte por segundo até 8Mbps.

Cada um sabe o quanto demora pra fazer uns downloads, mas todos concordamos que a banda larga é uma boa experiência. E o sonho de consumo de qualquer leitor um pouco mais atento a isso poderia ser o link que é usado pela Yahoo em sua base no Vale do Silício, que é de maravilhosos 18Mbps.


Agora, você consegue conceber 40Gbps?

Vou até escrever em maiúsculas: QUARENTA GIGABITS POR SEGUNDO!

Significa mais ou menos um DVD inteiro em 2 segundos.

Olhe a notícia aqui.

Pra resumir, é o seguinte: um engenheiro da Cisco, Peter Löthberg, quer provar os benefícios da internet nessa supervelocidade, e usou como cobaia sua mãe. A senhora Sigbritt Löthberg pode assistir, em seu primeiro computador, 1500 canais de Tv digital de alta definição ao mesmo tempo, se quiser. O segredo está numa rede formada por fibras óticas dedicadas apenas à transmissão de dados da rede. Com ironia, o engenheiro diz que a parte mais difícil de configurar essa conexão foi instalar o windows no PC da mãe.

A intenção do Peter com a experiência é mostrar que esse tipo de conexão é viável comercialmente, alertando provedores e desenvolvedores para que invistam em velocidades desse calibre. Estou completamente de acordo com o cara, e espero estar vivo pra usar algo do tipo aqui no Brasil.

Nenhum comentário:

web counter